quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Um Mundo Sombrio


Uma história que me chocou bastante foi a recaída da Christiane F., uma mulher que depois de 30 anos longe das drogas não resistiu e voltou a usar heroína, umas das drogas mais destrutivas que existem. Quem quiser conhecer melhor essa história pode acessar: http://christianef.blig.ig.com.br/. Quando assisto a esse tipo de coisa penso do que Deus me livrou e das coisas que Ele não permitiu que acontecessem comigo, e agradeço sempre por isso. Nunca soube ao certo o significado da palavra limite, nem da palavra medo, por isso, acredito que não entrei para esse mundo por uma decisão divina.

A galera de São Paulo sempre diz que o Rio de Janeiro é um lugar muito pesado e que é muito difícil de ser cristão aqui. Eu nunca entendi muito bem essa observação, mas percebi que pelo menos aqui no Rio os jovens, em especial, não têm limites. As baladas são de segunda a a segunda, e as drogas sempre estão presentes.
A partir daí resolvi analisar quantos drogados e quantos alcólatras eu conheço, não que álcool não seja droga. Mas o resultado foi incrível, porque descobri não connhecer nenhum alcólatra, mas são tantos os usuários de drogras que não consegui contar. Deprimente! Aqui no Rio as pessoas se drogam em qualquer lugar, não é só nas favelas como muitos acham. Vai dar um passeio na praia de Ipanema de segunda a quinta e vai ver que fumar maconha é normal. Daqui a pouco, vamos ver as pessoas injetando em praça pública!

O problema é justamente esse, as pessoas começaram a banalizar o uso de drogas e tem até delivery. É muito comum em festas rave as pessoas utilizarem ecstasy, a famosa droga do amor. Amor? Só se for por uma vontade imensa de auto-destruição. E sabe quem gasta mais com as drogas? As classes A e B, não são os "favelados", eles apenas fazem o papel de intermediários e também o famoso serviço de delivery, eles morrem para servir aos mais favorecidos economicamente. E os "mais favorecidos" morrem para satisfazer a um prazer momentâneo, para ter uma viagem que algumas vezes não tem volta. Muitas pessoas ao utilizar droga, têm ataques fulminantes e, outras não voltam da "viagem", e ficam paranóicos, com mania de perseguição. Mas se é tão ruim assim, o que leva as pessoas a se drogarem? Talvez, seja a revolta, rebeldia, raiva dos pais, infelicidade amorosa, alguns querem entrar num grupo, outros não querem ser caretas, e outros usam apenas por estar na moda, mas todos querem fugir das suas realidades. Existem n motivos, porém, todos levam ao mesmo caminho, a morte. E todos são causados pelo mesmo, o diabo, pois o objetivo dele é matar, roubar e destruir. E ele é mestre em destruir as vidas através das drogas. E sabe de quem é a culpa? Do diabo? Não. A culpa é nossa, pois o diabo veio para matar, e Jeusus veio para que tenhamos vida em abundância, e se essas pessoas estão morrendo é porque nós estamos nos empenhando pouco.

Acredito que Deus tem um plano de vida para cada um de nós, e se nós podemos ter vida em abundância e tantas bênçãos, somos egoístas cada vez que não dividimos isso com alguém. Estamos sendo mesquinhas quando deixamos de dar um sorriso ou apenas um abraço em alguém, muitas vezes uma simples atitude como essa pode ser crucial para a vida de alguém. Somos pão-duros quando deixamos de dar apenas uma palavra de amor para alguém, quando deixamos de dizer um simples eu te amo, Jesus te ama, você é especial.

Ao deixarmos, ou simplesmente ao não termos coragem de dizer estas coisas a alguém matamos muitas vidas. Pois, não é só a vida de um drogado que está em jogo, é a vida de toda uma família e de um círculo de amigos. Então, ao deixarmos de dizer uma palavra matamos pelo menos umas dez pessoas. Essas pessoas acabam deixando de acreditar, esquecem quando começaram a se perder e o motivo, eles perdem a fé, a esperança, a motivação e nem sabem em que lugar do passado deixaram essas coisas. Vamos lutar por essas almas e pedir a Deus que nos capacite para podermos cuidar delas, vamos nos doar mais.

" O ladrão não vem senão a matar, roubar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância."

João 10:10

"Nós somos essenciais para o reino."


terça-feira, 25 de novembro de 2008

E Sejamos Separados - Parte I


"Eu poderia falar todas as línguas que são faladas na terra e até no céu, mas, se não tivesse amor, as minhas palavras seriam como o som de um gongo ou como o barulho de um sino. Poderia ter o o dom de anunciar mensagens de Deus, ter todo o conhecimento, entender todos os segredos e ter tanta que poderia até tirar as montanhas do seu lugar, mas, se não tivesse amor, eu nada seria. Poderia dar tudo o que tenho e até mesmo entregar o meu corpo para ser queimado, mas, se eu não tivesse amor, isso não me adiantaria nada.
Quem ama é paciente, é bondoso. Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso nem vaidoso. Quem ama não é grosseiro, nem egoísta; não fica irritado nem guarda mágoas. Quem ama não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo. Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência.
O amor é eterno. Existem mensagens espirituais (profecias), porém ela durarão pouco. Existe o dom de falar em línguas estranhas, mas acabará logo. Existe o conhecimento, mas também terminará. Pois os nossos dons de conhecimento e as nossas mensagens espirituais são imperfeitos. Mas, quando vier o que é perfeito, então o que é imperfeito desaparecerá.
Quando eu era criança, falava como criança, sentia como criança e pensava como criança. Agora que sou adulto, parei de agir como criança. O que vemos agora é como uma imagem imperfeita num espelho embaçado, mas depois veremos face a face. Agora o meu conhecimento é imperfeito, mas depois conhecerei perfeitamante, assim como sou conhecido por Deus. Portanto, agora existem estas três coisas: a fé, a esperança e o amor. Porém, a maior delas é o amor."
1 Coríntios 13

Apesar de fazer esta sitação sobre o amor, o que quero escrever é sobre a falta dele e suas consequências. Não pretendo ressaltar neste texto o amor em si e sim tudo o que nos afasta do mesmo, nos afastando assim de Deus. E ainda mostrarei aqui alguns valores invertidos da nossa sociedade, os equívocos da mesma e a nossa rendição aos valores e pensamentos dela. Não devemos esquecer que a partir do momento que nos tornamos filhos de Deus deixamos de pertencer a este mundo, e passamos apenas a ser parte integrante dele.

A nossa função e obrigação como filhos de Deus, entre outras coisas, é de influenciarmos este mundo. Entretanto, é nítido que o que está acontecendo é o contrário, ao invés de influenciarmos estamos nos deixando influenciar. E o pior não é isso, o pior é que mudamos a nossa forma de pensar para a forma de pensar e de agir desta sociedade, esquecendo totalmente os mandamentos e os valores de Deus.
"Dei-lhes a tua palavra e o mundo os aborreceu, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. Não peço que os tire do mundo, mas que os livre do mal."
João 17:14-15 (oração de Jesus pelos seus discípulos)
Fiz esta sitação de 1Coríntios 13 por ter me chamado atenção pelas qualidades do amor, e pude ver o quanto somos falhos e o quanto falta para atingirmos o verdadeido amor. Pude observar também que ele é exatamente o oposto do que sociedade vem nos mostrando. Temos que acordar enquanto é tempo e analisar se as prioridades que colocamos na nossa vida são as primícias do reino. Temos nos afastado de Deus por nada, por coisa alguma, enquanto Ele está sempre conosco, nos orientando, nos moldando, sempre a nosso favor. E nós o temos feito em favor de Deus?

Estamos cansados de ler este texto, mas será que sempre refletimos nele? Eu, pude pela primeira vez, mesmo com todas as mudanças, perceber o quanto falta pra eu alcançar este amor por completo. É muito louco! Analisei quantas dessas qualidades tenho e quais não tenho. E a cada qualidade que percebo que não tenho é um degrau a mensos na escada que me leva a Deus.E o mundo então? É totalmente o oposto disso, voltemos a nossa sociedade, as pessoas são egoístas, grosseiras, impacientes, não se importam com os outros, sendo totalmente individualistas.

Mas peraí! Tudo isso também é bíblico né. O único problema nisso tudo, somos nós, se o mundo está assim, em parte nós somos os culpados. Pois temos que ser diferentes e mostrar que eles podem ser igualmente diferentes. Temos que nos tornar formadores de opinião, e mostrar a muitos que Deus é capaz de mudar a sua sorte e sua história. Mas sabe o que ocorre? A maioria dos que se dizem cristãos não vivem nem mostram ao mundo a diferença entre o mundo e eles. Daí complica tudo. Mas a palavra de Deus não vai deixar de ser dita por causa destes.

Acredito que quando Cristo disse para sermos santo como Ele, é para sermos separados, diferentes, e para sermos como Ele sim, pois também somos filhos de Deus. Devemos nos inspirar e nos influenciar em Cristo para vencermos as aflições. Devemos deixar de lado qualquer outro tipo de influência que não seja da vida de Cristo, pois todos os homens são falhos, até os grandes homens da bíblia falharam, entretanto, não deixaram de ser homens e mulheres de Deus por isso. Mas, Jesus é perfeito e, devemos nos espelhar nele.

Uma verdade: amar é muito difícil. Mas ninguém disse que seria fácil, pelo menos não a mim. porém, temos que vencer as adversidades e tornarmos melhores, sempre melhores.

Devemos quebrar a alinça que nós temos com o mundo. Romper, e assim, romperemos as barreiras que nos afastam de Deus e nos aproximaremos Dele. Ao quebramos a nossa aliança com o mundo fazemos uma aliança com Deus. Uma quebra traz uma reconstrução, e com uma reconstrução acontecem coisas novas. Derrubando o no pensamento e a nossa estrutura, podemos pedir a Deus que faça tudo de novo, só que desta vez da maneira Dele.

"Porfiai por entrar pela porta estreita, porque eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão." João 13:24





terça-feira, 18 de novembro de 2008

Os Padrões da Sociedade Pós-Moderna




É irônico. Nós falamos de quebra de paradigmas, sofismas, estruturas, pensamentos, dizemos que precisamos ter o pensamento de Cristo e tudo mais. Será que Cristo aceitaria e se submeteria aos padrões que a sociedade nos impõe? Se fosse citar tudo o que nos é outorgado por essa sociedade consumista e individualista da qual nós fazemos parte o espaço seria pequeno. Comerciais de TV, publicidades, modelos magérrimas... carros, viagens, roupas de grifes... tecnologia.


Apesar de fazermos parte deste mundo, não pertencemos a ele, portanto, não devemos nos render a estas imposições. Tudo isso que o mundo nos oferece é feito através de uma análise das nossas carências, e através do consumo encobrimos as nossas reais necessidades. É como uma máscara, e quem não pode pagar por isso sofre o preço sendo rejeitado pela sociedade em que vive. Acredito que o mais tem dominado e corrompido a nossa sociedade são os atuais padrões de beleza e consumo determinados pela mesma. Quem não pode pagar por sso se sente infeliz e diminuido. E como os ricos podem pagar o preço, acabam tornado-se cegos, pois não enchergam as suas reais necessidades. Por este motivo, torne-se muito mais difícil alcançar as classes média e média alta com a palavra de Deus, ele acabam não acreditando.


"Não se enganem: as más companhias estragam os bons costumes."
1 Coríntios 15:33

Descobri que ainda estou totalmente presa a esta sociedade, achei que que estava livre, mas me enganei. Descobri mais uma característica da qual necessito ser liberta. Por isso, acho que o processo de libertação é para sempre, fazemos descobertas diárias sobre nós mesmos, percebemos que somos dominados e manipulados por coisas que não sabíamos. E eu em particular, tenho sido bastante corrompida pelos padrões de beleza desta sociedade. Acredito que não seja nossa culpa de sermos assim, pois crescemos com estas coisas e aprendemos a quere-las, a desejá-las e a admirá-las. Mesmo não sendo culpados por semos assim temos que nos libertar disso.

Ontem ouvi algo que achei imprescindível dizer a Deus todos os dias: Senhor, não me dê aquilo que eu não possa te entregar. Muitas vezes pedimos coisas a Deus totalmente desnecessárias e que apenas queremos ter, porque muitos a têm. Temos que ser cautelosos com os nossos pedidos, com as nossas palavras, cuidar para não nos corrompamos com o que pedimos para não nos afastarmos de Deus.

Tudo o que nos corrompe, que nos prende, e nos apegamos nos afasta de Deus. Nós podermos ter tudo, mas nem todos podem ter tudo. Doido isso né? Podemos ter os melhores carros e casas com a condição do nosso coração não está ali, não se apegar. Acreditos que Deus nos dá a medida em que nos desprendemos das coisas materias.


"Não ajuntem riquezas aqui na terra, onde as traças e aferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e roubam. Pelo contrário, ajuntem riquezas no céu, onde as traças e a ferrugem não podem detruí-las, e os ladrões não podem arrombar e roubá-las. Pois onde estiverem as suas riquezas, aí estará o coração de vocês."
Mateus 6:19-21

"Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homensa amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te."

2 Timóteo 3:1-5

Busquemos a nossa separação deste mundo, apesar de estarmos nele não pertencemos a ele. Vamos pedir a Deus que nos livre desta prisão em que fomos criados. Todos somos falhos e temos defeitos, mas não devemos encobri-los e nos enganarmos, e sim ter sinceridade para com Deus para conosco e pedi-lo para que Ele tranforme o nosso caráter todos os dias, e nos liberte de tudo o que nos prende a este mundo e nos corrompe, e também que nos livre de tudo o que nos afasta Dele. Para desta forma, podermos estar mais perto de Deus, sem nos preocuparmos com o que a sociedade vai achar de nós por sermos diferentes e não seguirmos seus padrões. Vamos impactar o mundo sendo diferente dele.

"Senhor, não me dê aquilo que eu não posso te entregar."

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

E Sereis Livres

Desculpem-me por ter ficado tantos dias sem escrever, é que eu estava sem internet.rsrsrsrs

Vivo um momento muito especial da minha vida em que tudo acontece, as coisas simplesmente acontecem. Deus tem me revelado coisas maravilhosas a cada dia, mesmo que eu ainda cometa muitos erros Ele tem sido muito misericordioso. Pela minha vontade eu acabaria com essa história de processo de libertação e passaria direto para o nível de santidade que Deus quer para minha vida. Mas tudo exige um processo, e é difícil, muito difícil, a maioria das pessoas não resiste ao passar por este processo e morrem no meio do caminho. Não vale a pena lutar tanto para morrer no meio do caminho né?

As adversidades vêm para o nosso crescimento, para sermos mais resistentes. E a cada adversidade que passamos, se aprovados subimos a um nível mais alto. E a cada nível a fé aumenta, o amor aumenta, as bençãos aumentam, a íntimidade com Deus aumenta, a sabedoria aumenta, mas as lutas aumentam muito mais. A cada luta é uma aprovação e a cada aprovação é uma libertação. Cada vez que somos aprovados por Deus o Espírito Santo joga abaixo uma parte da muralha que existe dentro de nós. Esse é o processo de libertação e para mim ele não acaba nunca, pois sempre estamos nos prendendo, nos apegando a algo. E Deus nos pova que temos que depender somente Dele e de mais nada.

A verdade é que o homem gosta de enganar a si mesmo, muitos acham que são filhos de Deus quando na verdade são apenas criaturas divinas. Muitos acham que já estão libertos de tudo quando na verdade, montam altares para deuses dentro de si e não têm coragem de destruí-los, e fingem ser libertos. Para sermos verdadeiramente livres é necessários sinceridade para conosco e com Deus. Eu ainda tenho altares dentro de mim, mas o Espírito Santo tem distruído um a cada dia. Todos os dias ao orar peço a Deus para transformar o meu caráter.

Não to mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo; não pasmes,nem te espantes; porque o Senhos, teu Deus, é contigo, por onde quer que andares.
Josué 1:9


Eu tenho ânsia de chegar aos níveis mais altos e peço a Deus para me elevar, entretanto, só subimos de nível se for por merecimento. Temos que nos esforçar para subir, acho que por isso que a subida é mais difícil que a descida. Não podemos nos deixar entristecer pelas dificuldades da subida, temos que ter ânimo, força, restência e acreditar que podemos subir e chegar ao topo.


Quando passares pelas águas, estarei contigo, e, quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não se queimarás, nem a chama arderá em ti.
Isaías 43:2
Deus está sempre conosco, não precisamos nos preocupar com as lutas, temos apenas que passar por elas e aprender com elas. É através dos obstáculos no caminho que nos libertamos. É também dessa forma que alcançamos as bençãos e é também nos momentos mais dificeis que Deus nos mostra que Ele é Deus e faz brotar água no deserto.
Temos que aprender a viver o momento, ver os pequenos milagres que acontecem na nossa vida para podermos viver os grandes. Temos também que saber distinguir as lutas, pois muitas é para o nosso crescimento espiritual, mas outras são por imprudência, falta de fé, e por falta de fidelidade à Deus.
Mas, quando os milagres começam a acontecer é porque a luta está nos levando a um nível mais alto, e a recompensa é maravilhosa, pois vemos que o que Deus tinha para nos dar é infinitamente maior do que aquilo que pensamos.