quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Relacionamento Não é Apenas Sentimento



Apenas relembrando que esse blog foi construído para falar de mim e do que o Pai tem mudado em meu interior. Logo, aqui está expressa a minha opinião e o que tem acontecido comigo.
 Tenho aprendido  que amar é uma escolha, pois amar é um verbo, um verbo é uma ação e uma ação escolhemos fazê-la ou não. Portanto, a escolha de amar ou não as pessoas é nossa, está dentro de nós e precisamos exercita-la. Pode até parecer loucura, mas não amamos ninguém da noite para o dia, precisamos ter em nós o amor do Pai, e este é misericordioso. O amor, o verdadeiro, de Deus,nos faz olhar as pessoas com outros olhos, nos faz ver menos os defeitos e mais as qualidades, nos faz ajudar o outro no defeito dele e não criticá-lo de forma destrutiva ou simplesmente falar mal, nos faz ver Deus no homem, ver o há que há de Deus nele,ver as características do Senhor no homem, o amor do Pai nos permite ver a autoridade constituída por Deus no homem antes de olharmos para o próprio homem, pois homens são falhos e sempre veremos as falhas dos nossos líderes, por exemplo. Entretanto, se tivermos o amor do Pai veremos o que há de Deus na pessoa conseguiremos nos submeter a autoridade da  mesma independente das suas falhas humanas, afinal todos somos santos em aperfeiçoamento.
Relacionamento → Ato ou efeito de relacionar. / Amizade, intimidade: travar relacionamento com alguém.

Relacionar →→ v.t. Fazer ou dar relação de. / Referir, narrar. / Estabelecer relação ou analogia entre coisas diferentes. / Travar conhecimento com pessoas, fazer amizades, manter relações.

De acordo com o significado das palavras uma relação é estabelecida ou se estabelece entre coisas, neste caso, pessoas diferentes, o que significa que o meu próximo não será igual a mim, até porque eu preciso saber e admitir que tenho muitos defeitos e também preciso ser consertada. E se eu não admito é porque deve ter algo errado comigo, ou não???
As pessoas são diferentes e é isso que precisamos entender, cada um tem as suas características, por isso, é essencial saber quem nós somos, qual é a nossa identidade e o que precisamos mudar nos nosso caráter. Temos que ajudar-nos uns aos outros nessa caminhada, precisamos uns dos outros, pois o que Deus  me deu completa o que Ele deu ao meu irmão.
A falta de relacionamento nos leva a montar, criar o nosso mundo cor de rosa. Acredito que ao nos relacionarmos bem com as pessoas, e não digo que relacionar-se bem signifique que você tenha necessariamente que ser o melhor amigo das pessoas e sim que consiga manter uma relação agradável e sadia com as mesmas, o nosso relacionamento com Deus muda. Através da criação do nosso mundo deixamos de cumprir em suma um dos mandamentos que é amar ao próximo como a nós mesmos. Pois através dessa construção, passamos a ser egoístas e egocentricos, achando que nós somos sempre melhores que os outros, sem falar do orgulho que entra junto com isso. Dessa maneira, deixamos de nos importar com o próximo, e deixando de nos importar com o próximo como poderemos cumprir o IDE???! E se não cumprimos o IDE, pra que estamos em Cristo? Apenas para a nossa salvação (egoísmo)? O reino de Deus não é formado por um só, e sim pela igreja que é um corpo que é a junção de vários membros, de várias células, de vários órgãos e um destes somos nós. Logo, não podemos ser o reino de Deus nem fazer parte dele estando sozinhos, repito que o reino não é formado por uma só pessoa.
Sempre tive problemas de relacionamentos, sempre fui extremamente explosiva e desobediente. Imagina, meu mundo desabou ao descobrir que fazia tudo ao contrário do que deve ser, mas tenho a cada dia chegado mais próximo ao equilíbrio e ao domínio próprio, mas ainda o atingi. Tudo o que relatei acima é que o Pai tem mudado em mim, e a cada relacionameno que construo de forma sólida faz eu me relacionar melhor com o Pai, me faz sentir mais perto Dele.
Voltando ao ponto inicial, precisamos vencer as nossas limitações, as nossas vontades, o nosso torcer de nariz para as pessoas, pois muitas vezes isto é um pré-conceito, as vezes não baseamos em nada para os nossos achismos preconceituosos e muitas outras vezes esquecemos que todos temos defeitos. Precisamos aprender a enxergar com olhos de misericórdia, enxergar quem apenas tem um desvio de caráter e quer ser do bem ou quem é mau caráter mesmo, pois com esses nem devemos nos relacionar. Isso, para mim é uma questão de discernimento.
Precisamos vencer a nossa alma, para sermos excelentes nas coisas do espírito e exercer o amor, precisamos exercitar os relacionamentos.
O que impede os relacionamentos são os nossos sentimentos, e por isso afirmo que amar é uma escolha e que relacionamentos não são contruídos em cima de sentimentos e sim de ações.