segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Aprendendo a Ser Humilde

O homem dos dias atuais deixa de fazer muitas coisas por falta de tempo. Digo isso a começar por mim, pois estou semanas sem escrever no blog e é algo que gosto muito de fazer. Posso dizer que me expresso melhor escrevendo que falando, pois não sou muito de abrir meus sentimentos à pessoas, porém com um papel e uma caneta na mão consigo transmitir o meu sentimento exato. Enfim, hoje vou escrever sobre uma revelação que Deus me deu durante o culto do último sábado. O que Deus me disse são coisas que nós sabemos, porém, muitas vezes não as interligamos, e é isto o que vou fazer aqui.

Quando nos ligamos ao Pai, por instantes nos desligamos do mundo, de tudo e de todos e só enchergamos a Deus. Penso no tamanho da sua misericórdia, infinita, e em como Ele nos ama. Muitas vezes sinto vergonha de mim mesma, dos erros que cometo, das minhas imperfeições, tenho vergonha de perdir perdão a Deus quando erro, entretanto, não deix- de fazê-lo. Ele nos deixou sua palavra e o seu Espírito para nos orientar, para que não erremos, para que não nos sintamos sozinhos, Ele nos deu tudo, até seu único filho, e ainda assim nós erramos. Muitas vezes sinto vergonha de mim, porque ainda assim Ele me abençoa, e fala comigo e fala de mim e me usa de forma a qual não consigo descrever.

Mesmo com as nossas falhas, Ele nos usa. Irônico isso, pois deveria ser o contrário, deveria ficar feliz por poder ser um canal de bênçãos para muitas vidas, mas não é exatamente assim que me sinto. Por Deus nos usar, e por sermos canal, muitas vezes o inimigo tenta nos fazer pensar que somos auto-suficientes, que somos melhores, que podemos andar sozinhos, quando na verdade não somos nada. Somos sim, filhos de Deus, mas por sua infinita misericórdia e amor, e não por nós mesmos.

Tenho aprendido a ser humilde, mas por muitas vezes ainda penso ser auto-suficiente. Porém, quando esse pensamento maligno vem a minha mente lembro de onde eu vim, de onde Deus me tirou e de tudo o que tem feito por mim. Acredito que ao pensarmos nestas coisas exercitamos a nossa humildade, pois vemos que não somos nada sem Jesus. Ao menos para mim é uma forma de exercitar a humildade.

Um segundo exercício para nos tornarmos mais humildes é analisar a vida de Cristo, e pensar em tudo o que Ele passou por nós e em obediência a seu pai. Ele não precisava passar por nenhuma daquelas humilhações, mas passou por amor de nós e por ser obediente e submisso a seu Pai (Deus). Por muitos menos do que isso queremos "quebrar o pau da barraca", "chutar o balde", dar em foras em todo mundo. Quando a ira começar a nos subir, devemos pensar na vida de Cristo, de tudo o que ele aturou e muitas das vezes calado, pensar nas dores que ele sentiu por nós. A vida de Cristo é entre outras coisas sinônimo de humildade.
"Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz."
Filipenses 2:5-8

A obediência e a submissão são as principais formas de exercitarmos nossa humildade. Quem não é submisso, acaba por se tornar arrogante, e os desobedientes não conseguem ver a Deus, pois quem não sabe obedecer, não conseguirá também praticar as leis do Senhor, e quem também não consegue praticá-las não se pode dizer que seja justo, e quem não é justo não se pode dizer que tem um coração limpo, e quem não tem um coração limpo não verá a Deus. Sem contar que a desobediência acarreta muitas coisas, nos impede de viver o melhor de Deus para as nossas vidas. Ser obediente é fundamental para ter uma vida íntima com Deus e para viver as promessas. Se não somos devemos pedi-lo sabedoria, humildade e obediência. Através destes alcaçamos muitas coisas boas, de acordo com a vontade de Deus.
* Podemos ter mãos limpas e um coração puro, através do quebrantamento, temos que nos lançar diante Dele, nos humilhar e reconhecê-lo como único Deus. Adorá-lo, adorá-lo e adorá-lo...mas adorá-lo em espírito e em verdade.
"Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus."
Mateus 5:3

"Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus"
Mateus 5:8

Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.
Salmos 51:17
A meu ver, uma outra forma de exercitarmos a humildade é servindo. Servir as pessoas um grande exercício, até porque ao darmos também recebemos. Não por tristeza, ou por necessidade, porque Deus ama ao que dá com alegria.

"O que dá ao obre não terá falta, mas o que dele esconde os olhos será cumulado de maldições."
Provérbios 28:27

"Tenho-vos mostrado emm tudo que trabalhando assim, é mister socorrer os necessitados e recordar as palavras do próprio Senhor Jesus: Mais bem-aventurado é dar que receber."
Atos 20:35

"Amai, porém, os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai, sem esperar nenhuma paga; serás grande o vosso galardão e sereis filhos do Altíssimo. Pois Ele é benignino até para com os ingratos e maus. ... Dai, e dar-se-vos-á, boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida que tiverdes medido vos medirão também."
Lucas 6:35;38

"Devemos e temos que abrir mão de nós mesmos, e viver por Deus e para Deus, daí tudo acontecerá normalmente. Ou melhor, as coisas acontecerão sobrenaturalmente."


segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Como Viver as Bênçãos

Apesar do título, quero ou pelo menos pretendo escrever somente sobre mim hoje. Contar algumas atitudes que devemos tomar para que as promessas de Deus não se adiem nas nossas vidas. Explicar como tenho conseguido viver muitas coisas que Deus preparou para mim, e até mesmo os milagres que têm se realizado na minha vida.

" A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver."

Hebreus 11:1

As coisas não acontecem do nada nas nossas vidas, temos que pagar um preço por cada vitória que obtemos. Acredito que Deus nos dá por merecimento, ninguém é perfeito, mas temos que viver em busca da perfeição de Cristo, buscar sermos como Ele. Eu, quero falar de mim, erro e muito, porém, dou o meu máximo para não errar e para não entristecer o coração de Deus. Algumas pessoas me julgam, dizem que quero ser santinha, quando na verdade temos realmente que ser santos, mas não é fácil. O que as pessoas que me julgam não sabem é o quanto eu oro todos os dias a Deus em busca de santidade e o quanto imploro a Ele por uma mudança dos meus pensamentos, sentimentos, por uma mudança do meu caráter.

Minha mãe costuma dizer que eu não mostro as minhas fraquezas, não sei se é isso que transmito as pessoas, entretanto, sei que as tenho e as confesso todos os dias. Por elas acho que não sou digna do tanto que Deus tem me honrado. Deus tem cumprido neste curto espaço de tempo o que eu busquei por anos e nunca tive. Creio que ser abençoado depende do posicionamento que tomamos, da visão que temos, de uma fé firme, da busca pela libertação, pela santidade, e por um coração sincero e puro, mas depende principalmente de vivermos na depência de Deus e de estarmos ou buscarmos o centro da vontade de Deus.

Quando estamos no centro da vontade de Deus, as coisas simplesmente acontecem para nós, o que não significa que não teremos lutas, pois sempre as teremos. Quando nos entregamos por completo a Deus, Ele nos honra, e nos dá muto mais do que imaginamos, pedimos ou pensamos. Para encontrarmos o centro da vontade de Deus temos que abrir mão dos nosso sonhos, das nossas vontades, dos nossos desejos, da nossa vida, temos que abrir mão de nós mesmos e vimermos por Ele e para Ele. Não temos que deixar de sonhar, temos simplesmente que pedi-lo para que os sonhes Dele sejam os nossos, e assim estaremos sempre sonhando os sonhos de Deus.

É necessário esperarmos o tempo de Deus, porém, temos que esperar posicionados, pois como vamos receber o prêmio fora da posição de vencedor? Muitas vezes Deus está nos preparando ou nos provando para saber se somos dignos de receber a vitória. Acredito que Deus nos dá a vitória quando estamos preparados para recebê-la, e quando não vamos colocar aquilo na frente do reino de Deus.

Viver para Deus não significa que não teremos vitórias em nossa vida material, sentimental... ao contrário, Deus sabe do que necessitamos e nos abençoa em todas as áreas. Ao abrirmos mão da nossa vida, é aí que nós a temos verdadeiramente. É muito difícil dizer a Deus que seja feita a vontade Dele, pois a desconhecemos, e nós homens somos desconfiados e temos medo de enfrentar o desconhecido. Acredite, é muito bom viver na depência de Deus, porque sempre nos surpreende, fazendo muito mais e melhor do que faríamos por nós mesmos.

Deus tem me entregado responsabilidades, sobre pessoas, sobre a igreja, e eu espero atingir as expectativas de Deus, pois busco a perfeição em tudo o que faço, gosto de fazer o certo. Tô pisando em um terreno desconhecido, Deus me elevou um nível, e não sei o que irei encontrar, mas sei que Ele é fiel para me capacitar e me dar sabedoria.


" Então disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz e siga-me; Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder sua vida por amor de mim, achá-la-á. Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?"
Mateus 16:27-26


" É tão bom sonhar teus sonhos, é tão viver planos e conhecer a graça de pertencer a Ti, Deus fiel. É tão bom fechar meus olhos e contemplar com minha fé todas as tuas palavras, tuas promessas pra mim."